Blog

Publicado em: terça, 04 de fevereiro de 2020 às 17:49

Impacto do coronavírus no Comércio Exterior

Neste ano, o feriado do Ano Novo Chinês começou no dia 24/01 e iria até o dia 30/01, porém, a epidemia do Coronavírus que afetou a China acabou por modificar as coisas.

Com a intenção de prevenir ainda mais a propagação do vírus, o feriado foi prorrogado até o dia 02 de fevereiro. O governo Chinês também autorizou cada província local a tomar medidas emergenciais e, se necessário, prolongar o feriado até 14 de fevereiro.

O Feriado Chinês por si só já sempre afeta as exportações e importações, pois, além das fábricas pararem, portos e aeroportos também param. Agora, ainda não se sabe como esta epidemia afetará o comércio exterior.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde comunicou que o governo brasileiro não adotará qualquer medida de restrição ao comércio internacional.
Além disso, o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis informou que não há nenhuma possibilidade de transmissão do coronavírus por mercadoria vindas da China.

Os armadores estão atentos para evitar que os navios saiam vazios dos
portos chineses e as companhias aéreas já informam que, por conta da possibilidade de cancelamentos de voos, o frete aéreo poderá sofrer alterações.

A AGE Comex seguirá monitorando a situação a fim de buscar minimizar possíveis impactos em seus embarques.

WhatsApp