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Publicado em: sexta, 19 de janeiro de 2024 às 14:06

Aumento de 121% nos custos de frete marítimo devido a Conflito no Mar Vermelho.

O que pode ficar mais caro no Brasil?

Em novembro de 2023, o mundo assistiu ao início de uma série de ataques por parte do grupo rebelde Houthis, uma resposta direta às tensões entre Israel e Hamas. Este conflito, aparentemente distante para muitos, desencadeou uma série de reações em cadeia com efeitos significativos no comércio marítimo global, especialmente no Mar Vermelho, um ponto crítico para o transporte de mercadorias.

Os dados são claros e preocupantes. Segundo o índice Freightos Baltic, que monitora as taxas globais de frete de contêineres, houve um aumento alarmante nos custos. Em 1º de dezembro de 2023, o frete médio de um contêiner de 40 pés era de US$ 1.179,20. Apenas um pouco mais de um mês depois, em 12 de janeiro, esse valor saltou para US$ 2.613,00, representando um aumento de 121,59%.

Este aumento não é apenas uma questão de números. Reflete um cenário desafiador para o comércio global. Com a necessidade de evitar o Canal de Suez, os navios estão sendo redirecionados para rotas mais longas, como a do Cabo da Boa Esperança, resultando em um aumento de cerca de 10 dias na viagem entre Ásia e Europa. Larry Carvalho, advogado especialista em logística e direito marítimo, aponta que o custo diário de uma embarcação somente em óleo bunker pode chegar a US$ 30.000, elevando o custo total do combustível em aproximadamente US$ 300.000, sem considerar outros custos operacionais.

Os ataques dos Houthis no Mar Vermelho provocaram uma resposta militar dos Estados Unidos e do Reino Unido contra o grupo no Iêmen. Apesar dessas ações, as tensões na região permanecem altas, com declarações de membros dos Houthis indicando a continuação dos ataques enquanto o conflito em Gaza persistir.

Além dos aspectos de segurança e logística, há uma preocupação crescente com o impacto desses eventos no comércio e na economia. A Drewry Shipping Consultants, uma consultoria do setor marítimo, alerta para semanas críticas à frente, especialmente com a proximidade do Ano Novo Lunar chinês, uma época de alta demanda de transporte.

No Brasil, o impacto é sentido de maneira direta. Empresas brasileiras de transporte internacional, como a Hoffen International Logistics, estão aconselhando seus clientes a fazer reservas com antecedência para garantir espaço nos navios. Caio Jorge, diretor comercial da empresa, enfatiza a importância do planejamento antecipado para mitigar os efeitos desses aumentos.

Além disso, há uma preocupação com o aumento dos preços dos produtos importados da Ásia, essenciais para o dia a dia dos brasileiros. Segundo Larry Carvalho, itens como utensílios domésticos e de cozinha, como edredons, potes e itens de plástico, importados principalmente da China, verão um aumento significativo de preços, refletindo no IPCA, índice que mede a inflação oficial no Brasil.

Por fim, a instabilidade no preço do petróleo adiciona outra camada de complexidade ao cenário econômico global. Apesar da volatilidade recente, os estoques de petróleo e seus derivados nos EUA têm ajudado a conter altas mais expressivas de preços, mas a situação permanece incerta.

Este panorama de incertezas e desafios realça a interconexão global e a forma como conflitos regionais podem afetar a economia e a vida cotidiana em escala mundial. A situação requer monitoramento constante e estratégias adaptativas por parte das empresas e governos envolvidos.

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