Blog

Publicado em: terça, 04 de julho de 2023 às 16:53

MDIC participa de reunião de ministros do Mercosul

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, participou junto com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul, realizada na segunda-feira (3), em Puerto Iguazú, na Argentina.

O encontro do CMC reforçou os compromissos com a integração regional do Mercosul e com a necessidade de se enfrentar os desafios e superar barreiras ao comércio intrabloco.

“O Mercosul é estratégico para o Brasil, não só para a promoção do desenvolvimento econômico, mas também social e político. O compromisso do Brasil em trabalhar em conjunto com os países membros é inequívoco, com o objetivo de enfrentar os desafios e superar as barreiras que impedem o comércio”, destacou Márcio Elias Rosa. Entre os temas tratados no encontro estão também acordos comerciais com terceiros países, cooperação regulatória e facilitação de comércio.

O bloco é a maior iniciativa de integração regional do Brasil. As exportações brasileiras para os países membros totalizaram 6,5% do total exportado pelo país em 2022, dos quais 91% são produtos da indústria de transformação. Há ainda grande potencial para ampliação deste volume, com o incremento do comércio regional e o consequente fortalecimento econômico do continente.

Como vem repetindo o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, ainda há muito a crescer no comércio entre os países. "Entre Canadá, México e EUA, 50% do comércio é entre eles; na União Europeia, 60% é dentro do bloco; na Ásia, 70%; na América Latina é apenas 26%. Há que se começar pelos vizinhos", afirmou Alckmin em outras ocasiões.

Na terça-feira, (4), ao final da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o Brasil assumirá a presidência pro tempore do MERCOSUL para o 2º semestre de 2023. “Na presidência pro tempore, pretendemos trabalhar intensamente com aqueles parceiros cujas negociações se encontram em etapa avançada, como com a União Europeia, para explorar a oportunidade de fechar acordos que estejam em sintonia com as demandas do atual contexto mundial”, ressaltou o ministro do MRE, Mauro Vieira.

Confira outros posts

 
 
WhatsApp