Blog

Publicado em: segunda, 11 de dezembro de 2023 às 11:40

Norsul se consolida como uma das maiores empresas privadas de cabotagem no Brasil

 

A Norsul, empresa brasileira de navegação e integração logística, acaba de completar 60 anos de atuação no transporte de cargas de norte a sul, abrangendo a costa brasileira e internacional. Como uma empresa de cabotagem 100% brasileira, a companhia possui a maior frota privada do país, com 21 embarcações próprias entre comboios oceânicos e navios. Fundada em 1963, a companhia registra crescimento médio de 19% em faturamento nos últimos dez anos e mira em setores estratégicos, além de novas parcerias, para reforçar protagonismo no mercado.

Além disso, opera cerca de 100 embarcações afretadas, com uma média de 850 viagens por ano. A empresa completa seis décadas buscando, para os próximos anos, diversificar o negócio e alavancar o crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos dez anos.

Com um olhar atento ao mercado de navegação, que movimenta em média 200 milhões de toneladas ao ano, incluindo offshore, a Norsul encontra espaço para crescer. Apenas no ano de 2022, a companhia transportou 28 milhões de toneladas de graneis secos e líquidos, com um market share de 48% em granel seco e com receita de R? 2,2 bilhões no período. Setores como agro, energia, óleo e gás e siderurgia são focos estratégicos atuais da companhia, pois movimentam volumes expressivos nos principais corredores logísticos do país.

Fundada em 1963 pelo norueguês Erling Lorentzen, a empresa é protagonista no crescimento da navegação brasileira com trajetória de adaptabilidade e competência, diante das inúmeras mudanças econômicas e políticas ao longo desses 60 anos. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos com cargas homogêneas, gerais e de projeto, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul transporta itens como minérios, produtos siderúrgicos, madeira e celulose, grãos e fertilizantes, derivados claros e biocombustíveis; além de cargas especiais.

Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul, destaca que a companhia viu o setor náutico se desenvolver e amadurecer, ganhando cada vez mais inovações e vertentes que auxiliam o progresso local e pessoal. “A história da Norsul é uma jornada de sucesso, de contribuição direta ao desenvolvimento do país e ao fortalecimento do setor marítimo. Sempre assumimos uma postura ativa perante os desafios de negócio, nos adaptando e reinventando para entregar soluções de valor e compromisso aos nossos clientes”, explica o executivo.

Em sinergia com esse propósito e com o objetivo de diversificar e criar negócios, a Norsul e a alemã Hapag-Lloyd também lançaram, recentemente, a joint-venture Norcoast, que vai oferecer serviços independentes e integrados de cabotagem de contêineres, com o início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2024. Esse projeto representa não somente crescimento para a empresa, mas um traço da Norsul que fala sobre o pioneirismo em se aventurar em oportunidades ainda não exploradas no mercado.

“Enxergamos esse novo momento da Norsul e novos negócios como um reflexo natural da nossa dedicação diária que reúne confiança, qualidade e muito trabalho para oferecer aos nossos clientes os melhores serviços no transporte marítimo”, afirma o diretor-presidente.

Rodrigo Cuesta, diretor Financeiro da Norsul, pontua que a empresa tem hoje várias iniciativas de diversificação em estudo e explica que a joint-venture Norcoast é um exemplo de como a Norsul projeta a inovação no negócio.

“Quando falamos de Norsul, estamos buscando ampliar nosso escopo de atuação e o primeiro passo que demos foi essa joint-venture. O apetite de investimento da Norsul no Brasil é crescer no setor de transporte aquaviário, complementando a oferta para nossos clientes atuais e futuros. Faz parte do nosso plano de crescimento trabalhar também com parcerias. Elas são importantes para acelerar e trazer segurança para novas operações”, reforça.  

Segundo Fabiano Lorenzi, diretor comercial, as embarcações da companhia são capazes de atender ao comércio marítimo entre diferentes portos brasileiros e da América do Sul: “Transportamos hoje uma grande variedade de granéis líquidos, incluindo cargas químicas, biocombustíveis, derivados claros e petróleo. Na frota, temos navios graneleiros e multipropósito, navios especializados para químico e cimenteiro, além dos comboios oceânicos, com uma expertise sexagenária”, pontua.

Outra parceria que deu certo é um investimento para otimizar eficiência energética nas embarcações, tecnologia desenvolvida junto à startup BioRen, de combate à bioincrustação, processo natural de colonização e crescimento de organismos em superfícies submersas. O projeto usa campos eletromagnéticos para evitar o crescimento marinho indesejado, sem agredir o meio ambiente. A solução é inédita no mercado. A empresa também utiliza outros parceiros e foca em tecnologias 4.0 e IoT como parte de sua estratégia de ampliar a eficiência energética de suas embarcações e operações.

Para além de lidar com a necessidade atual do mercado de navegação, a Norsul também vem investindo em estratégias para apoiar os objetivos de crescimento da empresa. Aline Carvalho, gerente executiva de Gente e Gestão, é responsável pela estratégia de transformação cultural da Norsul, que tem a ambição de apoiar o crescimento da companhia e, acima de tudo, a missão de perpetuar o grande legado do seu fundador.

Um dos resultados desta transformação foi o aumento da presença feminina nos cargos de gestão de 25% para 33% ao longo de 4 anos, um marco relevante em um mercado ainda predominantemente masculino. Além disso, a empresa reviu sua estrutura organizacional criando as áreas de Novos Negócios, Inteligência de Mercado, Relacionamento com o Cliente, Compliance e Jurídico, todas com foco em atuar na execução da estratégia de negócio.

Uma história de protagonismo na navegação

Nos últimos 20 anos, a Norsul inovou e trouxe ao Brasil o conceito de comboios oceânicos, projetando e construindo sua frota e assinando contratos de longo prazo. Em 2003, iniciou as operações do tráfego de Caravelas, entre o sul da Bahia e o Espírito Santo. Por volta dessa época, começou a apoiar o Instituto Baleia Jubarte, além de buscar formas de orientar e treinar sua tripulação para evitar qualquer imprevisto com os animais, visto que as barcaças passam por Abrolhos, berço reprodutivo das baleias.

Em 2014, por meio de parceria com uma empresa chilena, entrou no mercado de transporte de líquidos. Desse movimento, a companhia desenvolveu expertise e permanece com oportunidades de expansão em diversos pontos da cadeia de valor, do alívio da plataforma até a cabotagem de derivados

Em 2019, a Norsul se tornou a primeira empresa brasileira de navegação (EBN) a transportar cimento e clinquer, ao adquirir um cement carrier. O volume anual do transporte de cimento fica em torno de 250 mil toneladas por ano, um potencial de redução de 6.250 caminhões nas estradas. Em 2022, a Norsul deu início à rota de biocombustível do Paraná a Pernambuco.

Hoje, a empresa conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Busca ampliar sua presença na cadeia logística dos clientes expandindo sua atuação e conectando outros modais à navegação para viabilizar o transporte de cargas de maneira eficiente.

A companhia segue reforçando seu compromisso de deixar um legado para as futuras gerações, não apenas em localidades onde desempenha suas atividades, mas em demais regiões em que estejam sendo desenvolvidas iniciativas relevantes para o meio ambiente e a sociedade. Nos últimos cinco anos, a Norsul patrocinou cerca de 30 projetos, por meio de leis de incentivo, além do projeto Co.Impacto, que em parceria com o Instituto Ekloos tem o objetivo de melhorar a vida de pessoas que buscam impactar de forma positiva a sociedade.

 

WhatsApp